História da Família
História da Família Mais informações
CREUTZBERGs NA SILÉSIA
      
      ("Creutzberg in Schlesien", o arquivo original escrito em língua alemã está disponível nos downloads)
      
      Entre os imigrantes alemães, chamados para a Polônia durante o governo de Henrique II (da dinastia dos Piastas), no início do século XIII, havia um CREUTZPERGER, fabricante de carroças (Spengler und Wagenmacher), provindo da região dos rios Reno-Meno [conforme a coleção de pergaminhos Dr. Globig, em Ratibor, Silésia].
      
      A mesma fonte nos faz saber que um certo CREUTZPERGER, na batalha de Legnica (1241) contra os mongóis, servia como almoxarife (Trossmeister) no exército de Henrique II. (Henrique perdeu a vida nesta batalha).
      
      Em 1417 encontra-se um TOBIAS CREUTZBERGER como pároco em Brzeg – um lugar fortificado.
      
      Na época da Reforma e Contra-reforma (século XVI) a família deve ter se dividida em dois ramos, um católico e outro protestante-evangélico.
      
      Em 1655 encontra-se em Swidnica um EBERHARDT CREUTZBERGER. Era pároco numa das três "Igrejas da Paz", concedidas aos protestantes no Contrato da Paz de Westfália (1648). Ele era casado com Maria Theresia GRESSLER. Tinha 4 filhos e 2 filhas.
      
      Na mesma época encontra-se o nome CREUTZBERGER nas regiões de Grottkáw e Strzelin (na Silésia, de Wroclaw para o sul). São lavradores e artesãos, na maioria tanoeiros (Böttcher) e fabricantes de carroças (Wagner), em parte católicos, em parte evangélicos.
      
      Um brasão da família CREUTZBERG (pela primeira vez nesta grafia) foi concedido em 1690 a um certo HERRMANN B. CREUTZBERG, em Opole, onde exercia a profissão de Notárius (escrivão, tabelião). Este era filho de FRIEDRICH CREUTZBERG, lavrador em Jellowa. Não se sabe quem deu o direito de usar o escudo.
      

      Informações fornecidas na década de 1950 por Werner Creutzberg [7.62].
      

      
Veja também as fotos da família.
Veja também o brasão da família.
| Você é nosso visitante nº: 28984 | Dúvidas? Clique aqui para entrar em contato.
Copyright © 2008-2013 Todos os Direitos Reservados - O conteúdo do site é de propriedade da Família Creutzberg. - Desenvolvido por  .